O Projeto do Sistema de Climatização deve ser elaborado em função das necessidades de segurança tendo em vista se tratar de um ambiente de alta disponibilidade e uma instalação de missão crítica, tendo como premissa a adequada climatização dos ambientes e equipamentos instalados no data center. No projeto devem ser considerados ainda os aspectos de redundância, automatização e alta disponibilidade que o ambiente exige.
Para elaboração do projeto devem ser consideradas também as premissas fornecidas pelo cliente, o tipo de utilização prevista, as especificações técnicas e construtivas definidas nos projetos de arquitetura, instalações e outros disponíveis, bem como as normas técnicas aplicáveis.
Deve se salientar que nos locais onde houver climatização, os equipamentos serão instalados sempre com redundância e com os adequados dispositivos para automatização, tanto em operação normal quanto nos eventos de falha, devendo o sistema de climatização estar preparado para a integração com os demais subsistemas do data center, notadamente os dispositivos de monitoramento, energia e supressão de incêndio. Neste último, ele deve ser sempre desligado e os dampers corta fogo fechados automaticamente antes do disparo do sistema de supressão automático.
CLIMATIZAÇÃO DE PRECISÃO
É fortemente recomendada a utilização dessa solução, visto que é um sistema projetado para trabalhar neste ambiente, que requer controles e operação contínua. O sistema de Ar de Precisão preferencialmente com insuflamento pelo piso (down-flow), possuindo todos os estágios de tratamento de ar (resfriamento, desumidificação, reaquecimento e umidificação) deve ser sempre considerado. Deve se levar em conta a instalação na condição n + m (p.e. 2+1 ou 6+2) para fins de redundância, suplementação e contingenciamento.
CLIMATIZAÇÃO DE CONFORTO
Deve se evitar essa solução, porém há situações e características que convergem para ela, neste caso devemos ter em mente que estamos fazendo um uso adaptado dos equipamentos, principalmente em relação à criticidade do ambiente que ele irá proteger e o esforço que ele irá ser submetido. Para minimizar o risco, no mercado existem dispositivos que tornam esses equipamentos gerenciáveis. O dimensionamento dos equipamentos deve ser muito bem estudado acrescendo margens de segurança para mitigar o risco. As demais premissas devem ser observadas como as da solução do ar de precisão.
CLIMATIZAÇÃO DE RACKS
A Climatização de Racks é feita utilizando sistemas de refrigeração à água (Liquid Cooling Package). Os sistemas funcionam de forma modular e são complementares aos sistemas de climatização ambiente. Com capacidade máxima de refrigeração de 40kW por rack o sistema de climatização de racks instalado pela DCS Service é ideal para o resfriamento de hot spots.
Novidades