ago 11, 2021

|

por: DCS Service

|

Tags: climatização, Data Center, projeto, refrigeração

|

Categoria: Novidades

Deixe seu data center mais seguro com as boas práticas na refrigeração

Um data center é fundamental para o armazenamento e processamento de dados importantes, por isso a importância em se criar um ambiente seguro para abrigá-lo, com diversos sistemas e mecanismos de proteção.

Além de câmeras de segurança, sistema de detecção e alarme de incêndios e a capacitação de profissionais para trabalhar com o data center, é preciso contar com um bom sistema de climatização.

Um dos problemas que podem vir a acontecer em um data center é o seu super aquecimento. Caso isso ocorra, o temor de 10 entre 10 profissionais de TI está prestes a acontecer: o downtime do sistema, ou seja, a sua paralisação não programada. Com isso, o cenário é o pior possível para a empresa: um data center parado pode trazer muitos prejuízos financeiros.

Além disso, um eficiente sistema de climatização ajuda a manter o sistema funcionando e a velocidade no processamento das informações.

Para ajudar a proteger o seu data center, a Datacenter Solutions trouxe algumas boas práticas na refrigeração que vão deixar o ambiente mais seguro.

Ter um sistema de resfriamento exclusivo

É importante que ao projetar um data center, ele tenha um sistema de resfriamento próprio, com condicionadores de ar que não sejam compartilhados com as outras áreas da empresa. 

Confinar o ar quente e o ar frio no ambiente

A circulação de ar quente pode causar o aquecimento do ambiente, por isso é importante criar áreas isoladas dentro do data center para que o ar quente de saída seja empurrado para trás dos racks e assim não volte a circular no ambiente

Esse confinamento ajuda a evitar o ‘by-pass’, ou seja, quando o ar frio não chega aos equipamentos por ter desviado do seu corredor. 

No projeto de um data center, deve-se pensar no controle do fluxo de climatização, evitando que o ar frio se misture com o ar quente. 

Com o confinamento, o sistema ganha mais longevidade e eficiência energética.

Possuir automação energética

Assim como o data center precisa ter um sistema de resfriamento exclusivo, também é imprescindível que esse sistema funcione 24 horas por dia. Para não sofrer interrupções, o data center precisa contar com uma automação energética, ou seja, um gerador que garante a energia mesmo em caso de algum corte ou falha.

Faça seu projeto com a Datacenter Solutions. Entre em contato e conheça todas as nossas soluções.