PROJETO ELÉTRICO
O Projeto do Sistema Elétrico e de Aterramento obrigatoriamente é elaborado em função das necessidades do fornecimento de energia elétrica de forma limpa, contínua e ininterrupta. No encaminhamento dos cabos, deverá levar em consideração a distribuição do sistema elétrico e dados no mesmo ambiente, observando também a passagem para o fluxo do ar de precisão, quando existir climatização do tipo down flow. São considerados ainda os aspectos de redundância, automatização e alta disponibilidade que o data center exige.
É recomendada a distribuição dual com 02 quadros estabilizados providos de disjuntores de troca rápida do tipo plug-in, tomadas e cabos sob medida, cabos identificados e dispostos em eletrocalhas e eletrodutos para encaminhamento sob o piso elevado, utilizando-se eletrocalhas afastadas do piso técnico para proteção do cabeamento em caso de alagamento. Os circuitos de alimentação dos RACKS deverão ser instalados com tomadas tipo PLUG MACHO-FÊMEA da STECK, onde as mesmas deverão estar acomodadas em caixa padrão STECK. Para equipamentos de fonte única deve prever o terceiro quadro com recurso de comutação automática entre os 02 quadros estabilizados.
SISTEMA DE ILUMINAÇÃO
Luminárias fluorescentes ou LED adequadas ao ambiente de TI. Com nível de iluminação mínimo de 500lux conforme a norma NBR-5413 (ABNT). Para a solução de luminárias LED, as mesmas serão alimentadas pelo UPS, dispensando assim a necessidade de luz de emergência.
GRUPOS GERADORES DIESEL
Como sistema redundante para o fornecimento de energia da concessionária, utilizamos a geração própria de energia elétrica através de grupos geradores de alta eficiência, assegurando maior durabilidade e confiabilidade em aplicações severas. Os grupos geradores são compostos por motores a diesel, acoplados a geradores de alta eficiência e montados sobre base metálica, com acionamento automático ou manual. Projetados para aplicações nos regimes de emergência ou horário de ponta. Disponíveis nas versões Carenados e Silenciados.
Compostos por uma unidade de monitoração e controle, tanque de combustível, baterias de partida, amortecedores de vibração, silenciadores e segmentos elásticos para gases de descarga, bem como quadro de transferência entre as alimentações. O sistema assume as cargas automaticamente. Portanto podem ser utilizados de forma singela ou em paralelo com outros grupos geradores.
Os grupos de geradores ofertados pela DCS Service são equipados com motores das grandes marcas internacionais de motores a diesel que proporcionam ao cliente a melhor relação custo benefício em cada faixa de potência.
UPS – UNINTERRUPTIBLE POWER SUPPLY “NOBREAK”
Projetados para a alimentação de equipamentos eletrônicos que toleram apenas milissegundos de interrupção. O sistema de UPS retifica a corrente alternada e mantém carregadas as baterias para uma eventual utilização. Em caso de interrupção, um módulo “inversor” compõe uma nova corrente alternada a partir da energia armazenada nas baterias. As baterias devem garantir autonomia entre 5 a 30 minutos de interrupção, tempo suficiente para o gerador assumir. Em casos especiais essa autonomia poderá ser substancialmente aumentada com uso de bancos de baterias.
O UPS deve permitir a escalabilidade e redundância. Preferencialmente com sistema on-line de dupla conversão senoidal trifásico, transformador isolador, quando necessário, acionamento do BYPASS que pode ser manual e automático. Deve também possuir alarmes audiovisuais, display inteligente, monitoramento remoto e interface para gerenciamento em rede.
UPS MODULARES
A DCS Service realiza projetos de UPS Modulares: a modularidade permite o gradativo crescimento do data center, facilitando a criação de futuros sistemas de redundância.
- Quadro de Distribuição de Energia Comum – A energia com a origem da concessionária, transformador, QGBT ou gerador deverá ser conectada a 01 (um) ou 02 (dois) quadros (usa-se 02 Quadros para a topologia de alimentação elétrica fisicamente paralela a partir da geração) de distribuição de energia comum os quais alimentarão os UPSs, equipamentos de ar condicionados e outras utilidades que requeiram energia comum.
- Quadro de Distribuição de Energia Estabilizado – É recomendada a distribuição dual (Redes de Alimentação Fisicamente Paralelas) com 02 quadros estabilizados providos de disjuntores de troca rápida do tipo plug-in, tomadas e cabos sob medida, cabos identificados e dispostos em eletrocalhas e eletrodutos para encaminhamento sob o piso elevado. Os circuitos de alimentação dos RACKS deverão ser instalados com tomadas tipo PLUG MACHO-FÊMEA da STECK, onde as mesmas deverão estar acomodadas em caixa padrão STECK. Para equipamentos de fonte única deve prever o terceiro quadro com recurso de comutação automática entre os 02 quadros estabilizados.
As topologias dos Quadros de Distribuição de Energia Comum e Estabiliza descrita acima configura em infraestrutura elétrica de alta disponibilidade (n+1): portanto, uma solução de energia de alta disponibilidade precisa ser no mínimo redundante (n+1) em todos os componentes passíveis de falhas. Esta solução admite redundância em caso de paradas programadas ou não programadas de uma linha de alimentação.
Novidades