ago 30, 2021

|

por: DCS Service

|

Tags: climatização, Data Center, projeto, refrigeração

|

Categoria: Novidades

Evite o downtime de seu data center

Um bom desempenho do data center depende de inúmeros fatores, e qualquer problema pode trazer muitos transtornos e prejuízos para a empresa. De acordo com uma pesquisa da Gartner, empresa de consultoria sobre o mercado de TI, o prejuízo médio causado por um downtime, ou seja, uma parada inesperada do data center, está em torno de US$ 5.600,00 por minuto.

Achou muito? Imagina que uma empresa depende de todos os dados e informações que estão concentrados no data center e, que sem eles, uma empresa não consegue trabalhar. Esse número da Gartner é a soma de diferentes custos e perdas: diminuição de produtividade e de vendas e também o quanto vai ser gasto para recuperar o sistema.

Para evitar esse tipo de problema, as empresas precisam contar com um bom sistema de data center. Questões como superaquecimento do sistema, interrupção no fornecimento de energia elétrica e falta de manutenção são alguns dos principais problemas que comprometem o desempenho do data center.

Investir em tecnologias que evitam a inatividade das redes é uma das obrigações das empresas, e ter nobreaks ou UPS (Uninterruptible Power Supply) se faz necessário em qualquer data center para diminuir a chance de haver tempo de inatividade do servidor, garantindo a continuidade das operações. Em caso de blecaute, por exemplo, os equipamentos continuarão ligados até a situação ser resolvida.

Um data center tem de ser planejado e preparado para trabalhar sete dias por semana, 24 horas por dia. Mas, além de contar com as principais tecnologias, servidores e equipamentos, a empresa precisa cuidar da sua manutenção.

A falta de manutenção é uma das principais causas de downtime. Uma má conservação de filtros e sistemas de refrigeração, por exemplo, pode causar efeitos desastrosos para o data center. Nessa matéria da Datacenter Solutions, trazemos mais informações sobre a importância de um bom sistema de climatização.

Os componentes do sistema de refrigeração costumam ser frágeis, sofrendo desgastes ao longo do tempo por conta do ambiente, clima e outros fatores. Sem a manutenção adequada, pode acontecer um aquecimento do sistema e o data center, como consequência, sofrer um downtime.

Muitas empresas optam por trabalhar com sistemas redundantes eficientes. Por mais que tente se evitar um downtime, pode acontecer de uma hora ou outra acontecer um problema inesperado e o sistema parar de funcionar. Contar com a redundância de data center, ou seja, com a repetição de equipamentos fundamentais que cumprem a mesma função, acaba sendo algo comum em muitos lugares. Mas, novamente, fica a dica: mantenha a devida manutenção com frequência, pois de nada adianta ter dois equipamentos iguais se ambos não estão em boas condições de funcionamento. 

Há outras questões que também causam um downtime no data center, como erros humanos. Possuir um controle de acesso adequado à sala de data center, com um bom sistema de segurança, é o primeiro passo para ter a certeza que só profissionais qualificados cuidarão do trabalho. 

Para evitar qualquer parada inesperada em seu data center, conte sempre com uma empresa especialista no assunto. A Datacenter Solutions tem todas as soluções para manter o seu data center em boas condições, realizando projetos e construções de data center, além da sua manutenção. Entre em contato e solicite mais informações.