Guia completo: 6 passos para construir um data center
Sua empresa está crescendo rápido e você precisa de um espaço maior para guardar todos os arquivos gerados no dia a dia. Esse é um dos motivos mais comuns para quem busca investir em uma estrutura de data center. Mas o que você precisa pensar antes de construir um data center?
Uma opção segura e confiável de armazenamento de arquivos e informações que pode (e deve) ser explorada por empresas de qualquer porte, desde as microempresas, pequenas, médias, até as maiores.
1 – Localização
Não é à toa que esse é o primeiro passo. Você deve pensar bem onde irá construir seu data center, já que ele deverá ser planejado de acordo com as necessidades da empresa.
Procure por um local que possa ser ampliado sem a realização de grandes obras. Além disso, quanto menos influência tiver de fenômenos naturais e ação de pessoas, melhor será o retorno do seu investimento.
2 – Cabeamento
Os sistemas de cabeamento mais utilizados em estruturas de data centers são os de cabos de cobre e os cabos de fibra óptica. Eles são partes fundamentais, uma vez que distribuem os serviços para os equipamentos do data center.
Ao pensar no cabeamento da sua estrutura, lembre-se de que ele deve envolver a sala de comunicação, a área de trabalho e os cabeamentos que interligam essas áreas.
3 – Climatização
Por que a temperatura do ambiente deve ser levada em consideração? O calor pode influenciar e afetar o funcionamento dos sistemas. Verifique a quantidade de ar condicionado necessário para o espaço do data center. Quanto menor a temperatura, melhor. Além disso, o sistema de climatização deve ser projetado para controlar casos de danos aos equipamentos e reduzir os gastos com energia do data center.
4 – Segurança
A segurança do seu data center é tão importante quanto a configuração do espaço e as tecnologias utilizadas. É através dela que seus dados estarão preservados e a salvos, em casos de situações inesperadas.
No item segurança estão inclusos controle de acessos, sistema de monitoramento CFTV, monitoramento de ambiente e sistemas de detecção de incêndios.
5 – Energia
O data center tem como objetivo não deixar sua empresa na mão, por isso seus computadores não podem ser desligados e eles precisam de fornecimento ininterrupto de energia, principalmente em horários de pico e em casos de falta de energia.
6 – Certificação
Há uma classificação que determina a segurança do seu data center. O padrão Tier é utilizado para certificar as diferentes estruturas e certificar as melhores práticas de segurança aplicadas. O índice vai de 1 a 4, sendo o último o mais seguro.
Precisa da ajuda de profissionais para criar o projeto mais adequado para seu negócio? Entre em contato com os especialistas da Datacenter Solutions.
Fonte: Any Consulting
Novidades