jul 27, 2020

|

por: DCS Service

|

Tags: Data Center, Manutenção, Manutenção Preventiva

|

Categoria: Novidades

Manutenção do data center: como criar uma estratégia de sucesso?

À medida em que as empresas dependem cada vez mais de armazenamento e processamento de dados, torna-se mais importante pensar em na adequada manutenção do data center. Mesmo um único minuto de inatividade pode custar a uma organização gastos enormes em seu faturamento e sua reputação no setor. Por isso, é fundamental que os provedores de serviços façam tudo o que estiver ao seu alcance para garantir um tempo de atividade ininterrupto.

É aqui que estratégias robustas de manutenção e ciclo de vida do data center entram em cena e se tornam uma parte essencial dos processos da instalação. Mas o que exatamente os clientes devem pedir aos fornecedores em relação à manutenção e quais vantagens essas estratégias de manutenção podem trazer para a mesa?

O que torna as estratégias de manutenção e ciclo de vida tão importantes?

No cenário atual de TI, o tempo de inatividade não é apenas caro em termos financeiros – também pode causar danos incalculáveis ​​à reputação de uma empresa.

Estratégias de manutenção e ciclo de vida ruins são a segunda causa mais provável de tempo de inatividade não planejado. Acima delas, apenas erros humanos e gerenciamento inadequado de capacidade. Mesmo um data center com o design ideal não dá conta de  compensar a falta de manutenção adequadas do sistema.

Dessa forma, as estratégias de manutenção e ciclo de vida são essenciais para a garantir a capacidade do data center de fornecer continuamente serviços de alta disponibilidade e tempo de atividade por um longo período de tempo.

Diferentes tipos de manutenção

Quando se trata de estratégias de manutenção, existem alguns tipos diferentes que você deve procurar. Obter detalhes sobre esses processos é fundamental, pois mostrará a dedicação do fornecedor ao tempo de atividade dentro da instalação.

Uma estratégia abrangente deve incluir:

  • Inspeções regulares e completas: Os responsáveis pela manutenção do data center devem inspecionar continuamente os sistemas e equipamentos para garantir que estejam em boas condições de funcionamento. Isso inclui inspeções de geradores, temperatura da água, níveis de combustível, pressão de plenum, parâmetros operacionais de sistemas de distribuição elétrica e mecânica e outros parâmetros de configurações do sistema;
  • Teste contínuo: os funcionários da instalação também devem testar sistemas específicos para garantir que estejam operando dentro dos parâmetros corretos. Os processos aqui podem incluir infravermelho, teste de carga e teste de failover;
  • Manutenção preditiva: essa é uma parte crítica da estratégia do data center. A manutenção preditiva utiliza medições e outras análises de dados para reconhecer quaisquer alterações, tendências ou irregularidades que possam apontar para uma falha em potencial. Dessa forma, os membros da equipe podem resolver esses problemas antes que levem a uma interrupção.
  • Manutenção preventiva: A manutenção preventiva tem como objetivo manter um equipamento ou componente operando em seu nível ideal ou uma ação que prolonga seu ciclo de vida. Esse tipo de manutenção pode incluir trocas de filtro ou óleo, além de limpeza de trocadores de calor e sistemas elétricos.
  • Manutenção corretiva: Finalmente, os funcionários devem aproveitar os processos de manutenção corretiva quando chegar a hora de um sistema ou componente ser reparado ou substituído.

Com estratégias que incluem manutenção preditiva e preventiva, o potencial de falha do sistema é consideravelmente reduzido. Esses processos permitem que a equipe identifique e resolva problemas antes que causem uma interrupção não planejada .

Partes da estratégia do ciclo de vida

Também é fundamental garantir que os gerentes de instalações tenham uma boa estratégia de ciclo de vida em vigor. Isso inclui um programa de manutenção preventiva e preditiva em conjunto com outras práticas recomendadas para aumentar o ciclo de vida do equipamento. As atividades a serem procuradas aqui incluem estratégias para:

  • Substituição antes da falha: Muitos sistemas e componentes devem ser substituídos em determinados intervalos após o término da utilidade. Não substituir este equipamento aumenta as chances de falha e tempo de inatividade não planejado.
  • Rotação: Da mesma forma, alguns componentes precisam ser rotacionados de acordo com uma programação específica para garantir desempenho e equilíbrio.
  • Substituição: Finalmente, deve ser traçada uma estratégia que dite os horários adequados para a substituição do equipamento. Este procedimento garante que os sistemas críticos não sejam interrompidos no processo.

Práticas recomendadas adicionais

Parte fundamental de uma estratégia de manutenção e ciclo de vida do data center  inclui entender que custo da manutenção corretiva é muito maior a longo prazo. A manutenção preventiva ajuda a sua empresa a economizar no orçamento.

Uma equipe de operações qualificada, proprietária das estratégias de manutenção e ciclo de vida, é essencial para a capacidade da infraestrutura de sistemas críticos de um data center de fornecer continuamente entrega de serviços de alta disponibilidade e tempo de atividade por um longo período de tempo. A estratégia de manutenção e ciclo de vida deve ser uma rotina. Torne a atenção aos detalhes e à propriedade a base de sua equipe!

A Datacenter Solutions trabalha de maneira personalizada, com foco em cada necessidade, com suporte técnico que traz para os clientes procedimentos de manutenção, prevenção, assessoria e resolução, garantindo-lhes toda a tranquilidade que os seus dados merecem! Entre em contato conosco e conheça mais!